Pesquisar

Jerusalem infobox image.JPG

JERUSALÉM

  1. Localização
  2. Significado do nome
  3. Pontos religiosos (citar 4)
  4. Como seus habitantes são denominados?
  5. Quais povos consideram a cidade como "santa"? (3)
  6. A cidade é dividida em 4 quarteirões, quais são eles?
  7. No curso de sua história, quantas vezes a cidade foi destruída, sitiada e atacada?
  8. Cite outras características importantes.


Sunset across Machu Picchu.jpg

MACHU PICHU

  1. Significado do nome
  2. Localização
  3. Qual a teoria mais aceita sobre a função do local?
  4. Por que o local foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO?
  5. Quais cidades vizinhas oferecem infraestrutra ao turismo local? (2)
  6. Cite outras características importantes.




 
A partir de 1866, mineiros e fluminenses chegaram a Baixo Guandu, na região de Mascarenhas. Mas só a parir de 1889, que aconteceu a onda pioneira com a chegada de italianos, alemães e poloneses, por iniciativa dos primeiros povoadores fluminenses, Os Carvalho Milagres, de Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro.

E a navegação no Rio Doce continuava, ligando Regência ao Guandu. Em 1876, italianos, alemães, suíços e poloneses, e também brasileiros, foram se instalando em lotes em Santa Teresa, rumo ao rio Doce, formando propriedades agrícolas. Em 1888, já era elevada à Vila a antiga sede do Núcleo Colonial "Senador Antonio Prado", passando esta para as margens do rio Santa Maria do Rio Doce, logo abaixo da barra do rio Mutum. Estava nascendo o povoado de Mutum, hoje Boapaba. O novo Núcleo "Antonio Prado" já estava com seus lotes demarcados pelo engenheiro Gabriel Emílio da Costa, então chefe da Comissão de Colonização.


Os primeiros italianos chegaram em 1888 no vapor "Adria".


Depois chegaram mais duas levas de italianos, mais uma em 1888 e uma em 1889. Em 1890, foi instalado um "barracão" para o Governo, no bairro Colatina Velha, localizado atrás da igreja de São Sebastião. Em 1892, é que começaram a ser construídas as primeiras casas da cidade de Colatina, uma delas na propriedade Dallapícola, próximo à Escola Conde de Linhares, onde se instalou o primeiro comerciante, Napoleão Bonaparte. Entre os primeiros habitantes da cidade de Colatina, estão Felizardo Gonçalves Penna, Napoleão Bonaparte, Manoel da Passagem, Nogueira, Wotkoski, Pranz Ponche, Alfredo Schneider e o austríaco e padeiro, Vicente Pidner. Em 1893, Ivo Santana, Antonio Engrácio da Silva, entre outros.

Os índios Botocudos dominavam a extensa área de floresta do Rio Doce até São Mateus, no Norte do Estado, além de uma parte de Minas Gerais. Viviam em guerra com todos os seus vizinhos.

Após três séculos da primeira entrada no rio Doce, ocorrida por volta de 1572, sob a chefia de Sebastião Fernandes Tourinho, rumo a Minas Gerais, ainda os Botocudos dominavam a região.

A denominação Botocudos foi dada pelos brancos, que observaram neles o uso característico do batoque ou botoque no lábio inferior ou nos lóbulos das orelhas.

Já por volta de sete a oito anos de idade, o pequeno índio começa a usar o batoque, que ia sendo trocado conforme o indiozinho ia crescendo.

Eles começaram a desaparecer a partir de 1921, com o rápido desenvolvimento de Colatina e a sua emancipação política do município de Linhares, ao qual pertencia, e a onda de povoamento da Região Norte, a partir da construção da Ponte Florentino Avidos, em 1928.




Quebra-cabeça - Senninha (vários)
 http://emefbairrocolumbia.blogspot.com.br/p/blog-page.html

Caça-palavras: Frutas
http://senna.globo.com/senninha/jogos/caca_palavras/cacaPalavras.swf

 Letras do alfabeto

Associar cores

Jogo da memória - animais

Clique e arraste - cores

Clique e arraste - formas






 Dona Colatina era paulista, nascida a 24 de novembro de 1864. Era filha de Sebastião José Rodrigues de Azevedo e de dona Colatina Soares de Azevedo, filha do capitão Joaquim Celestino de Abreu Soares, Barão de Paranapanema, e de sua primeira esposa dona Joaquina Angélica de Oliveira, descendente do cavaleiro fidalgo da casa de el-rei de Portugal, D. João III, que foi Antonio de Oliveira, 1º Feitor da Fazenda Real da Capitania de São Vicente, por mercê real de 1537, loco-tenente do donatário Martim Afonso de Souza. 

Era uma bela jovem e já solteira dominava os idiomas alemão, francês e italiano. Também aprendeu música com um dos maestros mais famosos da época, Girondon, e participou cantando de muitos saraus nos palácios em São Paulo, na administração do então governador (presidente do Estado) Florêncio de Abreu.

Foi homenageada com o nome à Vila de Colatina, a 9 de dezembro de 1899, pelo desembargador Afonso Cláudio. Em discurso, ele disse: "Esta homenagem à paulista, certamente, tornará próspera a futura cidade".


  • Quem eram
  • Importância
  • O que ensinavam
  • Instrumentos utilizados
  • Povos em que eram presentes
  • Onde vivem hoje
  • Características Importantes



Pesquisar:
  1. Nome Completo.
  2. Data de Nascimento.
  3. Cidade de Nascimento.
  4. Data de Falecimento.
  5. Cidade de Falecimento.
  6. Nacionalidade.
  7. Nome da esposa e do filho.
  8. Principais Obras (citar 5).
  9. Filmes baseados em suas obras (citar 5).
  10. Frases (citar 3).

1  –  Vida pessoal.
2  –   Por que recusou o Prêmio Camões.
3  –  Cargos que exerceu.
4  –  Colaborações jornalísticas.
5  –  Obras:
6  –  Contos
7  –  Novelas
8  –  Romance
9  –  Infanto-juvenil.
10 – Tradução
11 – Outras Obras.
12 – Prêmios
13 – Algumas opiniões sobre o autor

14 – Ligações externas.